Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Justiça cassa prefeito eleito de Bragança Paulista

Fernão Dias confirma que esteve em festa,
 mas nega pedido de votos

A Justiça Eleitoral de Bragança Paulista (SP) decidiu cassar o registro de candidatura do prefeito eleito, Fernão Dias (PT), e do seu vice. Os dois também não poderão participar de outras eleições por oito anos. Quem deve ser diplomado como novo prefeito da cidade é o segundo colocado no pleito de 7 de outubro, Renato Frangini (DEM).

A ação foi proposta pela coligação do candidato democrata, aliado do ex-prefeito Jesus Chedid, que entregou um vídeo de um churrasco realizado em um clube da cidade dois dias antes das eleições. A festa foi organizada para comemorar o aniversário de profissão de um aliado político do candidato Fernão Dias, que esteve presente no local junto com o vice. Mas no evento, houve discursos políticos pedindo votos para o petista.

Na sentença, o juiz eleitoral disse que há provas de que os acusados transformaram uma festa particular em comício com a livre distribuição de comida e bebida, o que caracteriza abuso de poder econômico.

A decisão diz ainda que o fato pode ter interferido no resultado da eleição, já que na festa estavam entre 70 e 80 pessoas e a pleito foi decidido por uma diferença de 21 votos. Fernão Dias teve 32.605 (38,07% dos votos válidos) contra 32.584 (38,05%) de Frangini.

Fernão Dias admitiu que esteve na festa, mas negou que tenha pedido votos. "Estive na festa, parabenizando, na condição de convidado da festa, cumprimentei algumas pessoas, obviamente. Fiz uso da palavra, agradeci o convite, mostrei a cara, como diz assim, e fui embora. Foi só isso a minha participação. Absolutamente mais nada", disse.

O mais votado disse que vai recorrer da decisão, mas o juiz determinou na sentença que mesmo com o recurso, Fernão Dias não terá direito a efeito suspensivo da decisão em primeira instância. Ou seja, enquanto o caso estiver em andamento, quem assume é mesmo o segundo colocado nas eleições. A diplomação do prefeito eleito está marcada para o dia 19 de dezembro e a posse no dia primeiro de janeiro.

Com informações Rede Vanguarda
Tecnologia do Blogger.