Header Ads

ÚLTIMAS
recent

CEJUSC é instalado em Amparo

Com a presença de autoridades de Amparo (SP) e região, foi inaugurado na tarde de sexta-feira (30), na Rua Osvaldo Cruz, 209, centro, o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania.

O CEJUSC, é um ambiente mais acolhedor e menos formal que o dos fóruns, o cidadão poderá, sem custos e de forma mais rápida, buscar a solução de seu conflito por meio de acordo com a parte contrária, através de sessões realizadas por conciliadores e mediadores capacitados, devidamente orientados e supervisionados pela juíza coordenadora. O local receberá demandas pré-processuais (casos que ainda não chegaram à Justiça) e processuais (que já possuem ações judiciais em andamento) nas áreas cível, previdenciária, de família e fazenda pública. Além disso, o Centro também prestará serviços na área de cidadania, prestando orientações aos cidadãos. 

Dra. Fabíola, presidente da Câmara Municipal de Amparo Rogério Catanese, prefeito Paulo Miotta e o
desembargador Vanderci Alvares
O primeiro CEJUSC do Estado foi inaugurado na capital paulista em novembro de 2011. Outros 43 Centros já foram inaugurados no interior do Estado. A meta do Tribunal de Justiça de São Paulo é chegar a 200 Centros instalados até o final de 2013.

Na abertura, a juíza de direito da 2º Vara Judicial e coordenadora do Centro Judiciário de Solução e Conflitos e Cidadania, Fabíola Brito do Amaral disse que naquela hora nascia o CEJUSC de Amparo.

Fabíola não deixou de agradecer os funcionários, os parceiros da cultura e paz e o TJ que não mediram esforços para a realização deste sonho. Agradeceu todos os vereadores da Câmara Municipal de Amparo através dos três vereadores presente, o presidente da Câmara Municipal Rogério Catanese, Mário Ancona e professor Herculano que se dedicaram para autorizar a Prefeitura Municipal de Amparo a celebrar convênio e termos aditivos permitindo assim a locação do imóvel ocupado pelo CEJUSC através da Lei nº 3.681 de 9 de maio de 2012. “É um sonho que merece ser vivido pela população de Amparo”, disse a juíza.

Em poucas palavras e com um discurso curto, o prefeito Paulo Turato Miotta agradeceu a Câmara Municipal de Amparo na presença do presidente Rogério Catanese e do ex-presidente Mário Ancona. “Tenho orgulho em dizer que nossa administração serviu de diálogo entre o executivo e legislativo por esta postura”, disse Miotta.

O prefeito enfatizou que a independência do judiciário é fundamental para a democracia nacional.

Representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartorio, o desembargador Vanderci Álvares agradeceu os parceiros que colaboraram com a obra, frisando que o Tribunal não tem medo de parceiros, por que são parceiros transparentes. “São 82 milhões de processos que estão tramitando na justiça do país. Vinte milhões só em São Paulo”, disse. Para ele, não adianta aumentar o número de juízes e funcionários, é preciso buscar através desta ferramenta que é o CEJUSC novas conciliações. 

Com informações Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
Tecnologia do Blogger.