Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Incêndio em mata nativa de Pedreira dura 4 dias

Após quatro dias de tentativas para controlar o fogo em uma área de mata nativa de Pedreira (SP), uma máquina está sendo usada para facilitar o acesso aos pontos de incêndio. A Defesa Civil e a Guarda Municipal de Pedreira continuam próximos à Estrada de Entremontes para evitar que os focos remanescentes atinjam as fazendas do entorno.

Segundo Airton Toledo, presidente do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Pedreira, após o primeiro rescaldo das chamas, realizado no sábado (15) pela manhã, o fogo voltou no domingo (16) e diversos focos de incêndio permanecem na parte central da mata. "Cerca de 85% da área está queimada. Precisamos evitar que o resto seja destruído, e para isso uma máquina de aceiro é indispensável neste momento, até por conta da dificuldade dos bombeiros chegarem até o centro da mata", alerta Toledo.

Ele explica ainda que a máquina servirá para retirar, da superfície do solo, a vegetação que poderia gerar uma retomada do incêndio que atinge a parte subterrânea da mata. "O fogo que conseguimos conter durante a madrugada e pela manhã continua voltando com força total durante a tarde", conta o presidente. Segundo ele, o equipamento foi alugado pela prefeitura.

Causa desconhecida
As chamas iniciaram na sexta-feira (14), em uma área de aproximadamente 100 alqueires de mata nativa entre fazendas próximas à Estrada de Entremontes. O fogo começou em dois pontos distintos, em um pasto que fica próximo ao matagal. A causa do incêndio ainda é desconhecida. Para Airton Toledo, é provável que a origem das chamas tenha sido criminosa, já que o fogo começou simultaneamente em dois lugares. Segundo a Guarda Municipal de Pedreira, uma investigação será feita após o rescaldo permanente das chamas. 

Com informações G1/Campinas
Tecnologia do Blogger.