Latest News

Dropdown Menu

Educação de Jaguariúna é destaque no Idesp 2011

Mais um indicador sobre a qualidade do ensino em Jaguariúna (SP) coloca em destaque a educação nas escolas públicas municipais mantidas pela prefeitura usando como base os dados de 2011. Desta vez foi o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) divulgado pela Secretaria estadual da Educação. O levantamento mede a qualidade do ensino nas séries iniciais - do 1º ao 5º ano - e também nas séries finais - da 5ª à 8ª séries - do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

No primeiro segmento (do 1º ao 5º ano), Jaguariúna ocupa a 1ª colocação no Idesp com nota 5,83, seguida por Pedreira (nota 5,55), Indaiatuba (5,07) e Americana (5,06). A liderança se repete também no 2º segmento (da 5ª à 8ª séries), onde a educação das escolas públicas de Jaguariúna é a primeira com nota 4,07, ficando à frente de Americana (4,04), Cosmópolis (4,01) e Valinhos (3,37).

Conforme os critérios adotados pelo Idesp, são considerados dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar.

O Idesp tem o papel de dialogar com a escola, pois fornece um diagóstico sobre a qualidade do ensino na sala de aula e ajuda a apontar onde é necessário melhorar, já que sinaliza a evolução ano a ano. De acordo com a Secretaria de Educação de Jaguariúna, os dados já foram encaminhados a todas as escolas da rede municipal e serão utilizados para redirecionar o trabalho desenvolvido pelas equipes pedagógicas.
« PREV
NEXT »