Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Pontos de Cultura promovem espetáculo gratuito

Os projetos “Brasil EnCena”, da Cia Arteatrando, “Integração com Dança”, do Centro de Dança Adriana Spinelli, e “O ser humano esse gigante”, da Associação Guarda Mirim de Amparo, promoverão de 4 a 13 de maio o espetáculo “O Mambembe”, de Artur Azevedo e José Piza. As nove apresentações comemoram um ano de atividades dos Pontos e acontecem na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro, e têm entrada gratuita. O número de vagas por apresentação é de 150 lugares e o ingresso precisa ser retirado com a antecedência de meia hora do início do espetáculo.

A mistura de teatro, dança, cinema e música ajudará a contar as aventuras de uma trupe de artistas que percorre o interior promovendo espetáculos e enfrentando diversas dificuldades. O espetáculo “O Mambembe” traz a luta cultural. Considerada uma das comédias mais importantes do teatro nacional, já foi representada em grandes palcos nacionais e com artistas como Fernanda Montenegro. A peça, escrita em 1904, foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro – capital federal na época - tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois.

“As apresentações são a forma de voltar para a população o investimento feito nos Pontos. É nossa obrigação dar esse retorno proporcionando cultura para a população; além de mostrar a importância de um teatro municipal para a cidade. Artur Azevedo lutou por isso e nós hoje estamos na mesma empreitada”, conta o diretor artístico do “Brasil EnCena”, Alexandre Cruz.

Desde abril do ano passado, os alunos dos Pontos de Cultura têm aulas gratuitas através de um convênio firmado entre a prefeitura e o governo federal pelo Programa Cultura Viva, criado pelo gestor cultural Célio Turino enquanto esteve à frente da Secretaria de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. “Integração com Dança” trabalha com crianças e adolescentes de sete a quatorze anos proporcionando acesso às diversas modalidades de dança como ballet clássico, contemporâneo, jazz, dança de rua e folclórica. “Brasil Encena” promove aulas teóricas e práticas (vivências), pesquisa e criação com a finalidade de desenvolver habilidades como corporeidade, vocalização, noções de história da arte, leitura e produção textual, e “O Ser Humano, esse Gigante” é um projeto desenvolvido para jovens de 14 a 17 anos, que atende alunos nas atividades de orquestra e coral. Todos os projetos têm como público prioritário estudantes da rede pública de ensino e aqueles que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Aqueles que querem conhecer mais sobre os projetos podem acessar o blog-portal da Rede dos Pontos de Cultura no endereço www.pontosdeculturaamparo.blogspot.com. Informações sobre o espetáculo podem ser obtidas na Casa do Teatro, pelo telefone (19) 3808-1732.

SERVIÇO
04 de maio, às 20h
06 de maio, às 17h e 20h
08 e 09 de maio, às 10h
10 de maio, às 15h
11, 12 e 13 de maio, às 20h

LOCAL | Casa do Teatro, Rua Barão de Campinas, 619, Centro, Amparo/SP

EVENTO GRATUITO | Retirar ingresso com meia hora de antecedência do início da apresentação
Tecnologia do Blogger.