Latest News

Dropdown Menu

PCdoB completa 90 anos; em Amparo partido existe desde 1988

O PCdoB (Partido Comunista do Brasil), mais antigo partido do Brasil completa domingo (25), 90 anos de fundação.

Fundado em 25 de março de 1922, cinco anos depois, elegeu dois vereadores no Rio de Janeiro. Em 1930, lançou para presidente da República um operário negro, Minervino de Oliveira. O partido foi quem primeiro publicou o Manifesto Comunista e as obras marxistas no Brasil.

Nos 63 anos que vão de 1922 a 1985, o Partido teve apenas dois anos e quatro meses de legalidade. Elegeu, para a Constituinte de 1946, Luiz Carlos Prestes senador, e 14 deputados federais, entre eles João Amazonas, o mais votado no Rio de Janeiro; Grabois, Marighela, Jorge Amado e Claudino José da Silva, o único negro no Congresso. Mas em 1947 o Partido foi arbitrariamente colocado na ilegalidade e, no início de 1948, os mandatos comunistas foram cassados.

O partido lutou pela ampliação da democracia e pelos direitos sociais, participou dos grandes movimentos nacionais contra o nazifascismo, da campanha “O petróleo é Nosso”, da resistência do Araguaia, das campanhas pelas Diretas, Anistia e Constituinte.

Em 2003, Lula foi empossado presidente da República. O PCdoB esteve com Lula desde a construção da Frente Brasil Popular em 1989. Foi chamado por Lula a participar do governo do Brasil. Atuou também na eleição da petista Dilma Rousseff à presidência.

Membros do PCdoB de Amparo em reunião

















PCdoB em Amparo 
O Partido Comunista do Brasil iniciou suas atividades na cidade de Amparo há 24 anos, em 1988 e participou da 1ª eleição em 1992. O partido teve comunistas notórios na cidade como: Dr. Paulino Rech, Dr. Paulo Sampaio, João da Bomba e Francisco Michelazzo.

Atualmente quem comanda os trabalhos do partido em Amparo é o médico Dr. José Eduardo Petri. A executiva é representada por: João Augusto Alamino de Souza Campos - Vice- Presidente e Coordenador da macro-região da mogiana do PC do B; Tiago Maestro - Secretário de Organização; Raimundo Ribeiro da Silva - Secretario de Formação; Márcia Roza Altheman Ribeiro da Silva - Secretária de finanças.

Em Amparo o partido conta com mais de 300 filiados atualmente.


« PREV
NEXT »