Latest News

Dropdown Menu

Rafael Leopoldi | Como está o Carnaval de Amparo?



Enfim chegou o carnaval! A festa que o brasileiro mais gosta. Onde a fantasia encontra espaço no corre-corre dos dias e o brasileiro se liberta de suas amarras e se diverte. É também a festa que dá o verdadeiro início ao ano brasileiro, pois como já é popular dizer o ano só começa depois do Carnaval.

Em Amparo o Carnaval com seus desfiles das escolas de samba teve início em 1971, e depois de uma pausa entre 1979 e 2001 voltou com força a partir de 2002. A Avenida Bernardino de Campos é preparada e recebe os desfiles o seu público. Gosto bastante dos desfiles, inclusive até já desfilei pelo Peraltas, em 1994 se não me falha a memoria.

Mas tem uma questão que sempre aparece com relação ao Carnaval. Como está o carnaval de Amparo? Nosso Carnaval tem apelo para os turistas e entusiasma o amparense?

Pergunto isso porque frequentemente quando converso com meus amigos, “Vai fazer o que no Carnaval?” a resposta é “Passar a tarde em Serra Negra e a noite em Monte Alegre.” Essa é quase a resposta unanime das pessoas com quem tenho conversado há anos.

Lembro de um tempo não muito distante, quando ainda tínhamos os tradicionais bailes de carnaval dos clubes do Atlético e do Irapuã, que a festa na Praça Pires de Godoy não terminava antes das 7h da manhã. Os clubes cheios, tinha amigos que vinham de várias outras cidades da nossa região, além de Campinas e de São Paulo. Enquanto hoje são poucos os que ficam na cidade. Eles preferem Monte Alegre, Serra Negra, São Luis do Paraitinga entre outros carnavais.

A cidade tem que fazer um balanço e redescobrir qual o Carnaval de Amparo. Qual tipo de carnaval nossa cidade gosta de pular. O dos bailes tradicionais de salão, de trio elétricos, de blocos de carnaval, desfiles de escolas de samba, ou de uma mistura destes modelos.

Porque o que sinto atualmente é que ano após ano o carnaval vem perdendo força e atração para a população amparense. E se não atrai o público local dificilmente vai atrair o turista de outras cidades. Isso sem contar que a programação do Carnaval de Amparo foi divulgada na semana do carnaval. Como o turista pode se organizar para vir sem saber o que vai acontecer?

E verdade que os desfiles das escolas de samba sempre são acompanhados por um bom público, mas ainda está faltando algo para que o carnaval de Amparo seja realmente uma festa grande e atrativa para os amparenses e para os turistas que são essenciais para uma cidade que se considera turística.

Vamos então analisar os carnavais de outras cidades turísticas e tentar redescobrir qual o verdadeiro Carnaval de Amparo para que possamos voltar a ter uma festa grande, bonita, alegre, cheia de amparenses e de turistas como Amparo merece.
« PREV
NEXT »