Latest News

Dropdown Menu

Ponto de Cultura promove ensaios abertos de espetáculo neste final de semana

Prestes a fechar seu primeiro ano de atividades, o Ponto de Cultura Brasil EnCena, da Cia. Arteatrando, vai apresentar ao público amparense ensaios abertos do espetáculo “O Mambembe”, de Arthur Azevedo e José Piza. O “Projeto Mambembando” terá apresentações e leva a máxima do cantor e compositor Milton Nascimento de que “O artista vai onde o povo está”. Os primeiros ensaios acontecem neste final de semana, dias 4 e 5 de fevereiro, às 17h, na Casa do Teatro, na Rua Barão de Campinas, 619, Centro. Depois, seis bairros da cidade de Amparo receberão também os ensaios.

Escrita em 1904, a peça “O Mambembe” narra as aventuras de uma trupe de teatro da capital federal – na época o Rio de Janeiro - e a sua turnê pelo interior do país. A peça foi uma importante iniciativa de Arthur Azevedo e sua campanha para que o Rio de Janeiro tivesse a construção de seu Teatro Municipal, o que ocorreria somente quatro anos depois. 

“Pretendemos que o amparense reflita sobre a importância de um teatro municipal em nossa cidade, mas que antes de sua construção tenhamos a formação de uma plateia apaixonada e crítica, que não aceitará qualquer coisa que se imponha. Isso fará com que os próprios artistas de teatro, música e dança busquem a excelência em seu fazer e um aprimoramento estético e ético com a arte que servem. Não podemos ter um teatro na cidade que sirva apenas para ser um espaço para formaturas de escolas, de artistas com sucesso na mídia ou para finalização de projetos socioculturais do governo. O Teatro é o templo das artes de uma cidade e deve ser tratado como tal”, diz o diretor artístico do Brasil EnCena, Alexandre Cruz.

Antes do inicio do espetáculo, o público vai ouvir um pouco sobre a vida e a arte de seus dramaturgos. Nas primeiras edições, o público assistirá o primeiro ato da adaptação assinada pela primeira turma de atores-desejantes, que tem como provocadores Handré Campos, Arminda Riolo, Alexandre Cruz, Patty Aranha e coordenação de Mateus Ângelo. No final da apresentação, haverá uma conversa com o público sobre o processo criativo da montagem e serão divulgados os seis bairros do município que receberão também os ensaios abertos.

A apresentação conta com o apoio da Secretaria de Esportes Lazer e Cultura. Mais informações no blog do Ponto, www.brasilencena.blogspot.com

Com informações ASCOM - 04/02/2012  10:23h
« PREV
NEXT »