Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Política na Rede

O jornalista Josué de Menezes (foto), que também é Vice-Presidente da Associação Campineira de Imprensa, inicia um ensaio de análises políticas da região do Circuito das Águas, fazendo uma ponte com a Região Metropolitana de Campinas. Esta proposta é inovadora justamente por permitir um 'voo de helicóptero' na região, tecendo conexões entre a movimentação da política regional, olhando de cima. Este projeto ainda é embrionário. A proposta é inovadora. O site Amparo News está lançando esta coluna, firmando a parceria com o articulista. À princípio a periodicidade é semanal. Independência e profundidade são os traços deste espaço editorial.


Jogo de Xadrez

É certo e notório que o jogo de xadrez da política regional está sentindo alguns reflexos da instabilidade vivida em Campinas. As lideranças locais estão de olho nas definições para baterem o martelo na consolidação das alianças. Apesar de ter maioria na Câmara de Campinas e forte articulação nacional, o PMDB necessita definir um nome para ser cabeça de chapa. Cogita-se até mesmo aliança com o PCdoB, que apesar de todo o desgaste, mantém ativa uma forte rede de articulações nos bairros.


Alardes e arranjos

O lançamento do empresário Fernando Garnero (PMDB) como um nome forte para Prefeito gerou muitos desgastes internos no partido. Apesar de todo o alarde, é mais provável que o empresário assuma a liderança para arrumar a casa na legenda, no diretório municipal. Outra análise panorâmica é o desgaste do PT Campineiro, que também irradia para as demais cidades um clima de instabilidade. Mas é o acordo entre o pré-candidato Jonas Donizette (PSB) com o atual Vereador Artur Orsi (PSDB) que está sinalizando a maior aliança política regional, mexendo no tabuleiro das forças políticas.


Alianças estratégicas

Este acordo, inclusive, cacifa o atual Prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes (PSB), forte aliado de Jonas Donizette. Apesar de Bernardes não poder sair para Prefeito, pois está no segundo mandato à frente da cidade de Pedreira, tudo indica que está se preparando para vôos mais altos, consolidando liderança política regional. Na condição de Presidente da Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas, soube estender os tapetes para o Governador Geraldo Alckmin.


Amparo

E com toda esta força, o candidato natural do PSDB de Amparo, Luiz Jacob, está encontrando terreno fértil para consolidar o seu nome como força política, em alinhamento com composições e alianças de peso. A movimentação regional é favorável, mesmo com toda a percepção positiva que a Presidente Dilma Rousseff está conquistando silenciosamente com a faxina nos ministérios. O diálogo com o Deputado Federal Guilherme Campos, PSD também continua, apesar de ter migrado de partido. A força política do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab está com o foco na Capital, porém, existe uma ponte que favorece o alinhamento de Jacob em nível federal.


Turbulências imponderáveis

As ramificações das investigações do Ministério Público na região de Campinas, como reflexo do caso de Campinas, continuam e podem revelar novos escândalos nas cidades da região. Este fator é imponderável, porém, decisivo para definir os rumos das forças políticas de algumas lideranças regionais. Mas enquanto novos escândalos não vêem à tona, as articulações dos grupos de lideranças e forças vivas estão já estão a pleno vapor, promovendo fóruns e encontros para dar eco e movimentar o quadro eleitoral com novas ideias e proposituras, motivando pauta positiva em torno da sustentabilidade e inovação.
Tecnologia do Blogger.