Latest News

Dropdown Menu

Jornal exclui internautas de sua rede social que declaram: "Isso é puro ato de censura"

Há alguns meses, um dos semanários que circula na cidade de Amparo (SP), criou um grupo para publicar suas notícias na rede social facebook, porém na última semana, diversas pessoas que participavam desse grupo e debatiam as notícias publicadas, foram excluídas de forma inexplicável. Os internautas ficaram revoltados e declararam que isso seria uma forma de censura a opinião pública.

SAIBA MAIS
Jornal exclui sua rede social alegando 'falta de tempo para administrar'

Em uma das conversas uma internauta pergunta:
"- Isso quer dizer que eu não posso postar [escrever opiniões], mas posso comentar?"
Os responsáveis pelo grupo respondem:
"- Isso. Porque o motivo da criação do grupo é este. Postamos materias que são publicadas no jornal e os membros comentam".

Apesar de informar que os membros poderiam somente comentar e não mais publicar artigos, na manhã dessa segunda-feira (23), nossa equipe foi informada que nem mesmo comentários estavam sendo publicados no grupo.

Em outro momento a internauta faz a seguinte indagação:
"- (...) expulsar membros só porque criticaram os atos da atual administração da prefeitura (que por acaso é do PT) isso é puro ato de CENSURA, coisa que um jornalismo sério deveria repudiar".

Diversos e-mails chegaram ao Amparo News, de pessoas que foram excluídas desse grupo e se dizem totalmente surpresas com a decisão, principalmente em uma rede social, "cujo sucesso se deve à liberdade de expressão sem distinção".

Outro internauta, ligado à comunidade evangélica da cidade de Amparo, também foi excluído do grupo e declarou na rede social: "iremos fazer torcida para que o Jornal Gazeta [concorrente do semanário que excluiu alguns membros] cresça e aceite as nossas postagens". E declara: "Vamos fazer e vender propaganda para o A Gazeta".

Amparo News tentou entrar em contato com os responsáveis pelo grupo e até a publicação dessa reportagem não obteve retorno.

(atualizado às 17h do dia 24/01/2012)


Amparo News entrou em contato com os responsáveis pela manutenção do grupo na internet, que emitiu a seguinte nota:

"Criei o grupo no FB para debater assuntos relacionados as matérias do jornal impresso. Quero informar aos membros que o mesmo foi excluído, pois como administrador do grupo falta-me tempo para administrá-lo como desejaria e deveria, pois tenho que administrar também o site, cuidar do departamento comercial do jornal impresso e ainda a nossa nova gráfica, adquirida recentemente e que já esta produzindo nossa edição semanal, além de vários jornais da região do Circuito das Águas. Agradeço a todos que participaram dos debates neste período em que o grupo esteve no FB e espero contar com a compreensão de todos. Lembrando que nossa redação está localizada na Avenida Bernardino de Campos, 443, Bairro Ribeirão, em Amparo/SP, onde estamos a disposição de todos..."

A nota termina assinada pelo diretor  Donisete Pereira. 


Veja alguns dos comentários feitos pelos internautas:

Da redação - 23/01/2012  12:41h - atualizado às 17h00h
« PREV
NEXT »