Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Verão começa hoje, meteorologistas alertam para temporada de chuvas

Esta quinta-feira (22) marca a chegada da estação mais quente do ano. Às 3h30 começou o Verão. A estação do ano deve ser marcada por dias de altas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que vão se alterar a períodos de tempo nublado, com ocorrência de pancadas de chuva fortes, sempre acompanhadas de relâmpagos e ventos.

Segundo informações do Climatempo, o fenômeno La Niña retorna, o que é um fator preocupante. Historicamente, nos anos em que o fenômeno se manifesta, há um aumento considerável de eventos chamados de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). A ZCAS é o principal fenômeno meteorológico causador de chuva forte durante longos períodos do verão. Em anos de La Niña, em geral, chove de forma mais irregular na parte sul do Brasil, e em um nível acima do normal no nordeste.

Em dezembro, a chuva fica acima da média histórica na maior parte das regiões sul, sudeste e centro-oeste. Já o mês de janeiro tende a ser marcado por chuvas intensas em grande parte da região sudeste, com episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul que devem trazer fortes chuvas. Em fevereiro, a ocorrência de dois episódios da ZCAS que provocarão chuva intensa no interior de São Paulo. 
Por fim, em março, quando a chuva se manifestar na região sudeste, será em forma de pancadas isoladas e passageiras, mas com forte intensidade. No começo da segunda quinzena a chuva volta a ficar um pouco mais regular, e entre os dias 15 e 17, pode ocorrer um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que deve provocar chuva forte em todos os estados do sudeste. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) realizou prognóstico que confirma essa tendência, com pancadas de chuva que podem ser acompanhadas até por granizo. 

Os últimos dias têm sido marcado pelas temperaturas elevadas. Hoje, o índice de raios ultravioleta deve ficar em 13, considerado “muito alto”, segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura). Locais de recreação como o Parque da Rua do Porto, Estação da Paulista e clubes, como o Sesc, têm registrado grande número de visitantes que fogem do calor do começo de noite. Os barzinhos que fazem o chamado happy hour também ficam bem movimentados no final de tarde. “Eu vou ao parque da Rua do Porto dar uma caminhada, espairar as ideias. Faz bem pra gente”, observa o metalúrgico Adriano de Oliveira Rodrigues.

Com informações RAC - 22/12/2011  10:51h
Tecnologia do Blogger.