Latest News

Dropdown Menu

Rafael Leopoldi | 7ª Marcha em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência




No último dia 3 de dezembro aconteceu em Amparo a 7ª Marcha em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o evento que acontece desde 2004 foi idealizado pela Associação Amparo Eficiente e tem como principal objetivo a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. 

Este ano a Marcha foi organizada pelo Conselho Municipal de Assuntos de Interesse das Pessoas com Deficiência, em parceria com a Prefeitura Municipal de Amparo e diversas entidades assistenciais locais e a presidente do Conselho Municipal ressaltou a importância da sensibilização da sociedade e do Poder Público para a igualdade de oportunidade a todos os cidadãos, bem como a reivindicação dos direitos básicos dos deficientes, como acesso ao transporte, à educação, ao lazer e a informação. 

A Marcha começou as 9 horas da manhã na Praça Monsenhor João Batista Lisboa e desceu a Rua Treze de Maio até chegar na Praça Pádua Salles. Mais de 100 pessoas entre jovens, adultos e crianças participaram da da Marcha e durante o percurso alunos de diversas escolas mostravam cartazes e mensagens verdadeiras de apoio aos deficientes. A Associação Guarda Mirim de Amparo também participou com vários aprendizes marchando junto. 

A intenção deste tipo de atividade é abrir os olhos das pessoas que nosso mundo existe para todos, que as diferenças entre as pessoas e a convivência com essas diferenças é o que torna o ser humano tão especial. 

Mas na realidade nossa sociedade ainda está muito longe de oferecer igualdade de oportunidades para os deficientes, muitos comércios ainda não tem acesso adequado, saindo do centro da cidade as calçadas não tem rebaixamento para cadeirantes, as oportunidades de trabalho ainda são escassas, mas o sentimento é que mudanças estão acontecendo. 

E o mais importante é que antes de mudar fisicamente nossa cidade e nosso país acredito que estamos mudando a mentalidade das pessoas em relação a capacidade das pessoas com qualquer tipo de deficiência, e esse sim é o passo mais importante que podemos dar em direção a uma convivência saudável e real entre todas as pessoas da nossa sociedade, sem importar raça, cor, credo, deficiência ou time que torce.
« PREV
NEXT »