Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Igreja celebra os 100 anos da presença franciscana em Amparo


Na noite de domingo (18), a Igreja de São Benedito em Amparo (SP), encerrou as comemorações do centenário da presença franciscana na cidade em uma missa solene, realizada com a presença de padres e frades de diversas cidades e paróquias da região e celebrada pelo Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

O Ministro Provincial lembrou do “sim” que os franciscanos deram ao bispo de Campinas, D. João Nery, há 100 anos, quando convidou-os para ser esta presença evangelizadora em Amparo e a resposta de hoje: “Cem anos depois, nossa missão nada mais é do que dizer: ‘Nós, frades menores, dizemos sim de novo, vivendo a nossa vida evangélica, vivendo a nossa missão evangelizadora. Temos que repetir o sim todos os dias, para que esse mistério de Deus penetre a nossa vida franciscana para também encarnar, cada vez mais, esse Menino Deus no meio da comunidade, no meio da Igreja’.”

A missa que teve início ás 18 horas foi transmitida ao vivo pela Rádio “Cidade das Águas FM”, e o Ministro Provincial teve como concelebrantes os sacerdotes da centenária Fraternidade de São Benedito; o vigário da Paróquia da Porciúncula (RJ), Frei Sérgio Pagan, que celebrou 35 anos de sacerdócio; o guardião da Fraternidade de Bragança Paulista, Frei Carlos Pierezan; e o pároco de Pedreira, Pe. Carlos Alberto Rodrigues Jorge. Religiosos, entre eles os frades estudantes de Teologia de Petrópolis (RJ), e religiosas marcaram presença, assim como movimentos tradicionais da cidade, como a Ordem Franciscana Secular e a Irmandade São Benedito. As comunidades atendidas pelos frades e todas as pastorais participaram ativamente da celebração.

Descerramento da placa do centenário
Ao final da celebração, foi descerrada uma placa comemorativa em frente à residência dos franciscanos. 

O pároco e guardião Frei João Pereira da Silva também explicou como envolveu toda a comunidade para preparar este centenário e agradeceu a todos que participaram deste grande momento.

Pedido ao Ministro Provincial

Em nome de todas as pastorais e movimentos, Rodrigo Fagundes foi ovacionado quando destacou a presença franciscana na sua cidade e fez um pedido ao Ministro Provincial para continuar esta missão: “Muito foi dito sobre o passado e o presente. Muito foi falado, mas sentimos que faltou uma coisa. E agora me dirijo de forma especial ao Ministro Provincial, Frei Fidêncio: nós fomos muito felizes e abençoados nesses cem anos; nós somos muito felizes e abençoados no presente e é o nosso real desejo de permanecermos felizes e abençoados com a presença franciscana em nossas vidas”, pediu Rodrigo em nome do povo.

E continuou: “Nós não somos ingênuos e sabemos que a Igreja tem o seu caminho, todavia queremos hoje asseverar que o desejo do nosso coração de que os frades fiquem aqui conosco para sempre. Esse é o sentimento não só dos paroquianos, mas de toda a cidade expressa nesta comemoração jubilar”, concluiu.

Confraternização franciscana

Os frades também tiveram um domingo especial: foram convidados para um almoço no Convento das Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, que fica na quadra atrás da Paróquia de São Benedito.


Da redação - 20/12/2011  09:54h
Tecnologia do Blogger.