Header Ads

ÚLTIMAS
recent

A evolução da Ypê até a compra da Assolan; empresa é uma das que mais cresce no país

A fabricante dos produtos Ypê, a empresa Química Amparo que em 2011 completou 61 anos, com sede na cidade de Amparo (SP), fechou acordo com a Hypermarcas para a compra da Assolan, na tarde dessa quarta-feira (30). Além da marca, foi vendida também a unidade industrial que produz a palha de aço em Goiânia (GO). O anúncio oficial deverá ser feito ainda essa semana, segundo informações divulgadas pela revista Veja.

A venda da Assolan pela Hypermarcas estava sendo disputada pela Bombril, Reckitt Benckiser e Química Amparo, conforme matéria divulgado pelo jornal Valor. A Ypê apresentou a melhor proposta final pelo negócio. Analistas de mercado estimam que a operação de venda tenha sido entre R$ 150 milhões a R$ 200 milhões. A companhia não comenta a informação.


Ypê

Fundada pelo patriarca Waldyr Beira. Hoje, a empresa é comandada pela viúva de Waldyr, Ana Maria Beira e seus três filhos. A Ypê é a fabricante de produtos de limpeza que mais cresce do país.

Após a morte inesperada de seu fundador, há treze anos, os herdeiros da Ypê, já prepararam o processo de sucessão. Para auxiliar no processo de sucessão, os herdeiros da Ypê contrataram a consultoria especializada em empresas familiares Höft – Bernhoeft& Teixerira e a Fundação Don Cabral.

O crescimento da Ypê foi tão vertiginoso que a empresa, cujas fábricas estão instaladas logo na entrada de Amparo, passou a ser um símbolo da cidade. 

A Ypê já não é mais apenas uma marca que abastece os supermercados regionais. Seus clientes são o Carrefour, o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart, cujas lojas estão espalhadas por todo País. Juntas, essas redes possuem mais de 1,5 mil supermercados, hipermercados e minimercados , e em quase todos os Estados.

Além da Ypê, a empresa também possui as marcas Tixan, Bak e Atol e agora a Assolan.

Infográfico mostra a evolução da Ypê nos últimos 60 anos:




Aquisições

As últimas aquisições feitas pela Ypê foram em 2000 e 2002, respectivamente, quando a empresa comprou a fábrica de sabão em pó Tecnicron, em São Paulo, e a marca Atol, na Bahia. “Estamos sempre olhando, mas nossa preferência é crescer organicamente”, afirma o principal executivo da Química Amparo, Júnior Beira. 

A empresa construiu uma fábrica na Bahia, que vai garantir a expansão no Nordeste, e está investindo em uma nova fábrica em Goiás, que deverá ser inaugurada este mês e permitirá à Ypê avançar no Centro-Oeste. Com a aquisição da Assolan, a Ypê também passa a administrar a unidade industrial, que fica em Goiânia, também em Goiás.


Assolan

A palha de aço Assolan tem uma história especial para a Hypermercas. Foi com o lançamento desse concorrente do Bombril que João Alves de Queiroz Filho, o Junior, voltou ao mercado de varejo – depois de vender a Arisco – e deu início ao império Hypermarcas, hoje mais focado em medicamentos e cosméticos.

Os produtos da marca ASSOLAN são comercializados no Brasil em aproximadamente 300 mil pontos-de-venda. A fábrica localiza-se na cidade de Goiânia e dispõem de 650 funcionários e uma avançada infra-estrutura no setor de higiene e limpeza abrasiva, podendo produzir mais de 3 mil toneladas de lã de aço mensalmente. A moderna infra-estrutura torna a ASSOLAN a mais avançada do setor de higiene e limpeza abrasiva, tendo como estratégia comercial três vertentes: capacidade de produção com alta qualidade, distribuição pulverizada e comunicação direta com o mercado consumidor. Cerca de 5% desta produção é exportada para países como Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Da redação - 01/12/2011  08:52h
Tecnologia do Blogger.