Header Ads

ÚLTIMAS
recent

Em entrevista D. Francisco José conta como foi seu 1º ano como Bispo Emérito

Em entrevista, Dom Francisco conta como está sua vida nesse primeiro ano como Bispo Emérito da Diocese de Amparo. Acompanhe:

Dom Francisco José Zugliani, primeiro bispo da Diocese de Amparo, tornou-se emérito no dia 14 de Julho de 2010 quando o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia [por idade] e nomeou o novo bispo diocesano. Dom Francisco continua residindo na Diocese apesar de não estar mais a frente do governo diocesano.

A entrevista ocorreu em sua residência e evidenciou o bom humor característico do bispo emérito e sua respeitosa acolhida. Indagado sobre o seu dia-a-dia, Dom Francisco disse: “É evidente que quando a gente chega ao ponto de ser o Emérito muda-se totalmente a caminhada que vinha tendo, pois uma coisa é ser responsável da Diocese e administrá-la e outra coisa é assumir a condição de emérito”. Dom Francisco salientou que agora lhe sobra mais tempo para tarefas simples do seu dia, sem ter horários apertados e corridos lhe sobra mais tempo para conversas e atendimentos mais prolongados. Dom Francisco disse ainda que “sempre que os padres precisam de ajuda e me ligam, eu podendo ajudo, seja rezando algumas missas ou mesmo atendendo confissões (...) Sempre que tem os mutirões de confissões da forania, podendo eu vou, ou atendo confissões para algumas freiras ou mesmo vou ao hospital de vez em quando para atender alguns doentes, isso faz muito bem para mim e para todos”.

Ainda sobre o seu dia-a-dia, o bispo disse que tem os compromissos com os folcolares, grupo de espiritualidade do qual ele pertence. Recentemente esteve em Mariápoles (SP) num encontro com bispos folcolares, e uma vez ao ano vai a Suiça também para um encontro dos folcolares. Além de que, agora o tempo lhe permite visitar alguns padres que estudaram juntos. Dom Francisco contou que no dia anterior (9 de Dezembro) esteve numa celebração de 50 anos de padre de uma amigo seu e que já tem outras comemorações desse tipo marcada.

Recentemente Dom Francisco foi nomeado pelos bispos do regional como assessor da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1. Sobre isso ele disse: “estou me situando com os trabalhos da pastoral da saúde, já conversei com o bispo que era o assessor e estou assumindo as datas e compromissos já agendados para essa pastoral, além das visitas e assistências que posso dar aos sub regionais”.

Por fim, Dom Francisco enviou uma mensagem de Natal à todos: “Que a partir do SIM de Maria todos nós possamos também dar o nosso SIM pra Deus. Que o “sim” de Maria nos ajude a superar as nossas dificuldades do dia-a-dia, e que olhando para o “sim” dela possamos dar o nosso sim para fazermos o que nos é pedido na vida”.

D. Francisco comemorou 50 anos de ordenação sacerdotal em 2011

Da redação - 23/12/2011  18:41h
Tecnologia do Blogger.