Latest News

Dropdown Menu

O Patrocínio no Esporte e na Cultura



Falar ou escrever sobre a importância de um patrocínio para eventos culturais e esportivos é muito expressivo, pois através dos investimentos realizados pela iniciativa privada ou pública os resultados na maioria dos casos sempre são positivos. 

Hoje o patrocínio de empresas públicas e privadas tem colaborado com a manutenção de atletas de nível olímpico, que vêm evoluindo a cada ano que passa, como em diversas modalidades esportivas no Brasil, ginástica, natação, esportes coletivos, entre outros. Demonstrando que recursos bem investidos, associados a um trabalho sério e planejado os resultados aparecem naturalmente, elevando o nome do país e promovendo o destaque individual dos atletas. 

Os patrocínios voltados à cultura são tão importantes como no setor esportivo, e os resultados também podem ser notados, em uma escala menos evidente, pois no setor cultural os resultados acontecem de forma pontual. Como na realização e produção de filmes, shows, exposições, apresentações musicais e teatrais. 

Devemos ressaltar que hoje existe diversos programa que disponibilizam recursos financeiros a entidades, ONGs, projetos individuais e coletivos que seguem diversos procedimentos e alguma burocracia, mas que quando bem elaborados viabilizam a realização dos eventos, exposições e atividades voltadas ao esporte e também a programas sociais. 

Queremos lembrar que todos os envolvidos saem lucrando com o patrocínio, obtendo resultados expressivos de fixação de marca, a manutenção e evolução das atividades esportivas e culturais, além de várias Leis de Incentivo permitem ao patrocinador ter abatimento destes recursos (percentual) abatido do imposto de renda. 

Outro aspecto que não podemos deixar de abordar é que todo patrocínio é bem vindo aos interessados, que em muitos casos podem acontecer em forma de permuta, às vezes com o fornecimento de linhas de produtos que possam ser utilizados nos projetos, como por exemplo: produtos de limpeza, higiene, alimentícios, vestuários, calçados, entre outros. 

Neste aspecto quando bem elaborado o projeto as marcas das empresas patrocinadoras, sendo privada ou pública ganham espaço na mídia e ampliam a fixação dos produtos e marcas. Por tanto muitas vezes imaginamos que o patrocínio deve ser enorme (milionários), quando em vários casos podem ser distribuídos em pequenos valores, e que em muitas vezes absorvidos pela parceria (permuta). 

Sendo assim futuro patrocinador esteja sempre de porta aberta, para analisar e proporcionar aos programas esportivos, sociais e culturais uma possibilidade de começarem pequenos se tornarem grandes. Transformando o investimento inicial, em lucros e dividendos, muitas vezes os resultados não são percebidos de imediato, mais que fixa para sempre suas marcas.
« PREV
NEXT »